Sobre Nós

Sentir música desde 1835...

A Associação de Cultura Musical Cetense (geralmente denominada por Banda de Música de Cête) foi fundada no ano de 1835 na Vila de Cête. É a associação mais antiga do concelho de Paredes e uma das associações mais antigas do distrito do Porto.
Atualmente a Banda de Música de Cête é composta por cerca de 50 elementos de ambos os sexos, na maioria jovens que fizeram a sua formação nesta instituição. A escola de música é dirigida por músicos desta associação devidamente habilitados.
A 11 de janeiro de 2015 a Banda de Música de Cête inaugura as suas novas instalações, passando a contar com um espaço adequado à realização de ensaios e salas de aula para a formação de novos músicos.

Festa em Torrão - Marco de Canaveses
Festa em Torrão - Marco de Canaveses
Sede da Banda de Música de Cête
Sede da Banda de Música de Cête
Novas instalações
Novas instalações

História

A Associação de Cultura Musical Cetense foi fundada em 1835, embora com outra denominação. Até 1842 não existem quaisquer elementos que nos indiquem o nome do(s) regente(s).
A partir dessa data e até 1854 a Banda passa a ser regida por Bandeira, seguindo-se em 1870 pelo maestro Pedro Romualdo e em 1879 por Gabriel da Bouça. Depois (durante dois anos) foi a vez de Bernardino Manete assumir a regência, sendo substituído por José de Sousa Pinheiro, que desempenhou o cargo até 1908.
Nos anos seguintes verificou-se um período de grande desenvolvimento sob a regência de Emídio Nogueira, mantendo o seu cargo até 1950. Nos dois anos seguintes é a vez do Primeiro Sargento Rocha, pessoa de bastante sabedoria no campo musical. Sucedeu-lhe Emídio Moreira Barbosa (afilhado de Emídio Nogueira), ocupando a posição de maestro até ao ano de 1962.
Entre 1962 e 1985 foi a vez de António Rodrigues, formado regente pelo Conservatório de Música do Porto. De seguida, o cargo de regente foi ocupado por João Teixeira, dedicando-se bastante a esta coletividade no campo da aprendizagem. Em 1990 passa a vez ao seu filho José Comércio Teixeira, contribuindo muito para o seu nível e popularidade.
Em 2013 José Pedro Pereira assume o cargo de maestro da Banda de Música de Cête, depois de 10 anos como flautista, encontrando-se no presente momento a frequentar o curso de Direção Musical no Conservatório de Música de Gaia.